Stairway To Heaven
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Narração, sistema

Ir para baixo

Narração, sistema Empty Narração, sistema

Mensagem por Morgan K. Lewis Sáb Ago 20, 2016 3:05 pm

Avaliação

Ás narrações feitas pelo narrador, no caso a conta Gules, não são frutos apenas do desejo e mente criativa do narrador em questão, de modo que o mesmo não beneficia ou prejudica um personagem por sua pura vontade. O sistema de narração foi desenvolvido como uma inovação em relação ao método de jogabilidade, levando em mérito á qualidade dos posts feitos pelos personagens, sorte nos dados, conhecimentos do personagem em on, seus atributos e perícias; formando assim uma rede de elementos que tornam á jogabilidade justa, e os resultados mais precisos com relação á escrita da situação julgada e das qualidades do personagem. Para maior entendimento do sistema, abaixo segue uma explicação detalhada sobre o mesmo:


Habilidade

A habilidade levada em consideração, nada mais é do que a junção dos atributos e perícias que forem necessários para a execução da façanha a qual o personagem tentou realizar em seu post. Para facilitar o entendimento geral das ações mais básicas para a realização das principais atividades desenvolvidas em narração, AQUI (colocar link do tópico de atributos), podem ter uma base sobre quais atributos são importântes para uma determinada ação. Vale salientar que qualquer dúvida sobre os críterios utilizados em uma narração, podem ser discutidos e perguntados ao narrador, o qual claramente irá responder qual atributo e perícia foi utilizada para formular sua habilidade em determinado momento.

Exemplo:

Agilidade: Mede o grau de agilidade correndo e voando. (Destreza * 2)

Obs: O símbolo "*" indica uma multiplicação.


Qualidade da postagem

Como pode ser lido AQUI (colocar link da postagem sobre avaliação), em eventos cujo player possua um longo tempo para escrever seu post (não sendo empregado no caso apenas mestrados, os quais por serem dinâmicos possuem pouco tempo para confecção das postagens), o post será avaliado pelo narrador sobre os críterios do sistema de avaliação. Após feita á avaliação, o valor correspondente da mesma deve ser dividido por 10, sendo arredondado caso o valor resultante não seja um número inteiro (0,5 acima arredondamento para cima, 0,4 para baixo arredondamento para baixo). Deste modo, o maior valor que pode ser tido pelo críterio de qualidade da postagem, é igual á 10 pontos.

Exemplo:

O player "A" retirou 83 pontos na avaliação feita pelo narrador. O valor então que ele receberia na contagem, seria de 8 pontos (83 dividido por 10 = 8,3, arredondado para baixo = 8,0).


Sorte nos dados

A sorte é definida através da rolagem de um dado que possua dez faces ou seis faces, ou como rpgisticamente é falado, um D10 ou um D6 (dado com 10 faces ou um dado com 6 faces). Para aqueles que não saibam como efetuar os lançamentos através do sistema existênte no próprio rpg, AQUI (link do tutorial de lançamento dos dados) pode ser encontrado um passo a passo de como realizar ás rolagens, assim como uma maior explicação sobre os dados. Para facilitar aos players que possuem pouco conhecimento, ou que se atrapalham ao descobrirem qual dado utilizar; o narrador sempre irá apontar em sua narração instruções aos players que contenha á informação de qual dado será utilizado naquele momento e quantas rolagens devem ser realizadas.


Parecer final sobre o sistema de narração

Após analisar como cada elemento do sistema de narração é empregado, pode ser analisado á montagem final do esquema utilizado pelo narrador para definir as falhas, sucessos e demais eventualidades que podem ocorrer através das ações feitas pelos personagens em on:

Valor númeral da soma entre atributo e bônus de perícia + Avaliação do post + Valor retirado no dado correspondente = Avaliação final
ou

Habilidade + Avaliação + Sorte = Avaliação final


Avaliação final narrativa de um post

Após feito ás contagens que tenham relação com o sistema de narração, o narrador deve comparar o resultado obtido. O objeto de comparação, em casos do player estar enfrentando um NPC ou efetuando uma ação corriqueira que não exista um inimigo em si, é válido e direito do narrador pré definir um valor mínimo necessário, o qual o player deve alcançar em sua narração para que sua ação seja executada com sucesso. Assim como é papel do narador definir os atributos de NPCs que confrontem contas que possuam player.

Em casos de PvP ou que um player enfrente outro, como exemplo em uma partida de quadribol, sempre será validado o maior resultado obtido entre ambos competidores, assim como o narrador também deve respeitar o críterio pré estabelecido para os atributos, os quais podem ser encontrado AQUI (colocar link com o post dos atributos). Abaixo segue o modelo e exemplo para maior entendimento final do sistema:

Avaliação final da narração - Avaliação final da narração

Exemplo:

Um artilheiro de quadribol do time "A", tenta realizar um gol, lançando á goles sobre um dos aros defendidso pelo goleiro do time "B".

Após ambos jogadores postarem, o narrador deve avaliar seus posts para definir aquele que obteve sucesso em sua tentativa de ação; seja o goleiro em sua tentativa de defesa, ou o artilheiro em sua tentativa de marcar o gol. Para que seja possível fazer a comparação, o narrador avaliou ambos os posts, chegando ao seguinte resultado:

Artilherio -
O jogador possui 5 pontos de força e 4 pontos de destreza, sendo esses os atributos á serem considerados para á potência de lançamento (Força * 2 + Destreza/2). Não tendo nenhuma perícia que o ajude, o valor tido por sua habilidade é igual á 12 (5*2 + 4/2 = 12).

O post do artilheiro ainda foi avaliado, recebendo á nota 97. O valor á ser considerado então como avaliação é igual á 10 (97/10 = 9,7; arredondando = 10)

Ao rolar o dado, no caso sendo um D10, o player do artilheiro tirou 3, sendo esse  o valor correspondente do fator sorte.

Anexando cada elemento da avaliação, tem-se que o valor final da avaliação foi dada em 25. (12 + 10 + 3 = 25)


Goleiro - O jogador possui 6 pontos de destreza, sendo esses os atributos á ser considerado para á agilidade da defesa (Destreza * 2 ). Não tendo nenhuma perícia que o ajude, o valor tido por sua habilidade é igual á 12 (6*2 = 12).

O post do goleiro ainda foi avaliado, recebendo á nota 83. O valor á ser considerado então como avaliação é igual á 8 (83/10 = 8,3; arredondando = 8,0)

Ao rolar o dado, no caso sendo um D10, o player do goleiro tirou 7, sendo esse  o valor correspondente do fator sorte.

Anexando cadaelemento da avaliação, tem-se que o valor final da avaliação foi dada em 25. (12 + 8 + 7 = 27)


Analisando ambos resultandos, tem-se que o artilheiro perdeu a disputa por dois pontos (27-25). Como resultado da avaliação, o goleiro defendeu a goles, evitando que sua equipe levasse um gol.




Morgan K. Lewis
Morgan K. Lewis
Atlantis
Atlantis

Mensagens : 11

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos